segunda-feira, 15 de março de 2010

O EMBARQUE DE ESCRAVOS NOS MODERNOS NAVIOS NEGREIROS


Testemunha do embarque de gado vivo no Porto do Rio Grande, Marcia desabafa.


Na ensolarada e quente manhã de domingo na cidade de Rio Grande, RS, resolvi aproveitar os últimos sinais do verão que passou tão rápido, pedalando pelas adjacências do Super Porto, segundo maior porto do Brasil. Gosto de andar por esses lugares que caracterizam minha cidade, andar de bicicleta, sem pressa, observando o reflexo da água da lagoa dos patos por entre os prédios da Capitania dos Portos, Escoteiros do Mar, ver o verde das árvores sobressair quando passo pelo clube Regatas e o Honório Bicalho logo ao lado. Mas já ao passar pelo clube Regatas, que dista cerca de 1,5 km do portão principal de entrada do SUPER PORTO, senti um forte cheiro de estrume. A princípio não entendia a sua razão, pois não havia qualquer sinal de esterco pelo solo.
Continuei o passeio e, ao chegar nas proximidades do portão principal, logo descobri o motivo do mau cheiro: centenas de caminhões com gado esperando o embarque em gigantesco navio “curral” atracado bem ali, do outro lado da cerca.
O dia, até aquele momento tão bom, transformou-se por completo. Observar aquelas dóceis criaturas cativas em espaço diminuto para o seu porte, sob sol escaldante, em cima de suas fezes e urina, tentando desesperadamente ver o que se passava além do caminhão, e ainda saber qual seria o destino delas, o de morrer agonizando até a última gota de sangue fluir, após 23 dias de viagem em condições iguais ou piores às daqueles caminhões, foi algo muito triste. E muito mais triste é saber que pouquíssimas pessoas se importam com isto e que tantas mais até se orgulham do fato. Vejam só, o Brasil é EXPORTADOR DE BOIS VIVOS!
Aliás, tal fato é matéria no jornal de hoje (http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=19¬icia=78724).
Até quando a espécie humana viverá da dor e exploração de seres inocentes e indefesos?

[Marcia Chaplin]
[Artigo postado no: http://www.gaepoa.org GRUPO PELA ABOLIÇÃO DO ESPECISMO (quer saber mais, acesse!)]

Nenhum comentário:

Postar um comentário